quarta-feira, 6 de março de 2013

A Revolução não foi televisionada

(Choramos tua morte, comandante!) 


Se você é um dos que perdem, com frequência, tempo, vindo aqui catar algumas postagens apressadas e com gosto de café e sono, por favor, não leia.
Se somos amigos, e você acredita que afinamos ideologicamente em algo, acho melhor que procure outra coisa para fazer. 
Joguinhos do face são interessantes. Talvez outra leitura...
Esta postagem é, antes de qualquer coisa, endereçada a você, que do conforto do seu sofá, seu controle remoto (a luz para a realidade - o poder em suas mãos...JG na veia!!!), seus bens que ainda não estão pagos e sua TV sei-lá-quantas-polegadas repete, sistematicamente, o que a mídia tradicional te pede que profira diariamente.
Que ganha três mil reais por mês e se considera acima dos outros. Não se põe como trabalhador: "Sou classe média, e um dia chego lá!"
...Corre feito um cachorro atrás do próprio rabo se acabando de trabalhar, criando barriga, tudo pela riqueza da propaganda do carro, que, talvez, nunca virá...
Você, que acredita em fantasma, mula-sem-cabeça, boi-tatá...porque a Globo e a Veja dizem que existe:
Indignar-se, é a palavra. Pensar, recomenda-se!
Você, que acha que político é corrupto, mas tem seu corre na autoescola, que vai te livrar das regras.
Que coloca uma notinha de cem reais no bolso do guarda para poder desenvolver a velocidade da sua máquina que ainda não está paga, mesmo que isso seja ilegal (como é traficar, roubar, etc.).
Que acha que é "de boa" receber um troco por ter agendado uma reuniãozinha dos picas-grossas da empresa...
Ou mesmo você, que pega o troco no "super", e embolsa, orgulha-se, mas não conta para ninguém.
Você, que escorado na desculpa do cansaço, também escora sua preguiça intelectual, e que prefere, mediocremente, receber a informação televisiva da capa da Veja que aparece no caixa do "Pão". 
Conhece procurar, filtrar e confrontar? 
Operações cerebrais que a televisão tem te impedido de ter a capacidade de fazer, saca?
Hoje, morreu um homem para quem você deve lançar um outro olhar (claro, se sua ideologia -se é que há alguma, te permite ter coragem de experimentar o novo). 
Talvez, depois de clicar aqui, sua visão de como se alimentam mentiras, se criam fatos e se dissemina ódio a bons homens, encontre luz, e você deixe de ser um boçal que pensa que sua missão no mundo é a de consumir, procriar, brigar para querer-poder-tentar-ser homem de Benz e morrer...
Que, após ver esse show de manipulação midiática, do alto da sua hipocrisia "cristã", você consiga um dia aceitar que conceitos como "trabalhador", "povo", "mobilização" são os mais nobres dos conceitos e não apenas, como gosta de dizer (do fundo da tua consciência ingênua e imbecil), "coisa de petista", ou "coisa de uspiano", e um dia, talvez, queira se incluir em seu devido lugar - entre nós, trabalhadores.



por Mastrandea

terça-feira, 5 de março de 2013

Adeus, comandante. Bem-vindo, mito!








A demonização de Chávez, por Eduardo Galeano


Hugo Chávez é um demônio. Por quê? Porque alfabetizou 2 milhões de venezuelanos que não sabiam ler nem escrever, embora vivessem em um país que tem a riqueza natural mais importante do mundo, que é o petróleo.



Eu morei nesse país alguns anos e conheci muito bem o que era. Era chamada de “Venezuela Saudita” pelo petróleo. Tinham dois milhões de crianças que não podiam ir à escola porque não tinham documentos. E ai chega um governo, esse governo diabólico, demoníaco, que faz coisas elementares, como dizer “As crianças devem ser aceitas nas escolas com ou sem documentos”. Ai caiu o mundo: isso era uma prova de que Chávez é um malvado malvadíssimo.




Já que tem essa riqueza, e graças a que por conta da guerra do Iraque o petróleo é cotizado muito alto, ele quer se aproveitar disso com fins solidários. Quer ajudar os países sul-americanos, principalmente Cuba. Cuba manda médicos, ele paga com petróleo. Mas esses médicos também foram fontes de escândalos. Estão dizendo que os médicos venezuelanos estavam furiosos com a presença desses intrusos que trabalham em bairros pobres.




Na época em que morei lá como correspondente da Prensa Latina, nunca vi um médico. Agora há médicos. A presença de médicos cubanos é outra evidência de que Chávez está de visita na terra, pois pertence ao inferno. Então, quando se leem as noticias, deve-se traduzir tudo. O demonismo tem essa origem, para justificar a maquina diabólica da morte.



por Mastrandea