sexta-feira, 21 de março de 2014

De Luiza para Diogo

(O nobre colonista passeia em Veneza)
Caro Diego Mainardi,
Como não nos falamos mais desde aquele dia em que – você me perdoe – tive de dar um “fora” em você por ter sugerido que eu vendesse o Magazine Luiza para a Amazon, quero mandar uns dados fresquinhos para você sobre as vendas no varejo, isto é, para o povão.
Menino, sabe que a gente teve um aumento danado nas vendas desde aquele dia?
Este mês,o pessoal lá do Instituto de Desenvolvimento do Varejo – aquela instituição de que falei,  que tem um monte de gente bacana, como é o  Jorge Paulo Lemann, o Sicupira e o Herman Telles, os top de linha da Forbes - calculou que as vendas aumentaram 7,5 por cento sobre fevereiro do ano passado.
Tem uns economistas chatos que disseram que foi porque o fevereiro deste ano não teve carnaval. Que nada, janeiro foi a mesma coisa e as vendas subiram, no bimestre, 7,1 por cento em relação a janeiro e fevereiro passados. 
Tô mandando o link para você conferir. E é link da Reuters, não é da Veja, você pode confiar que não é mentiroso como lá.
E se prepare, Diego, que mais perto da Copa, vai crescer mais, acima de 10%.
E olha que o mar não tá para peixe no mundo, não. Você viu a notícia de que a Amazon, que você acha o máximo, levou um tombaço no início do  ano, com resultados muito abaixo do esperado”.
Se continuar assim, o Magazine é que compra eles… Brincadeirinha…
Mas,  sério, pergunta ao Lemann se ele quer vender as Americanas? Nem morta, santa! Está tão otimista com as vendas que está abrindo, só no Rio e em Niterói, 950 vagas agora para a Páscoa…
Assim que o pessoal preparar os gráficos te mando, como daquela vez, está bem?
Beijos e vê se fala pro papai se acalmar e parar de ficar pedindo golpe militar, está bem?
Cordiamente,
Luiza.
PS. Coloco aí embaixo um vídeo que gravei, lá na CartaCapital, chiquérrimo, né?  Vê se presta atenção no que falo sobre o Brasil hoje ter emprego para todo mundo, tá?


do Tijolaço: http://tijolaco.com.br/blog/?p=15631

domingo, 9 de março de 2014

Joaquim Barbosa para leigos




É revoltante a falta de vergonha deste senhor, Sua Excelência o Ministro Joaquim Barbosa. 
A quantidade de argumentos aceitáveis para ter ocultado provas em processo, portanto, ter cometido um crime, é, no mínimo, digna de pena.
Há que ser muito coxinha para achar que esse senhor, despreparado e mal intencionado, é um herói...


sexta-feira, 7 de março de 2014

Joaquim Barbosa é uma chaga social violenta e malcheirosa


Querida amiga Lohayne
Muitos autores, pensadores, jornalistas, cientistas políticos e sociais, juristas, partidários sérios da justiça, artistas e teólogos pensam e escrevem sobre as diatribes e falta de respeito de Joaquim Barbosa, acentuadamente desde que à frente do Supremo Tribunal Federal e principalmente quando o Ministro Barroso descascou toda a trama montada em torno das mentiras e desvios do chamado "mensalão do PT."
Vivemos a impressão de que um temporal ético se armava em forma de carnaval quando de repente a máscara cai e mostra que o reizinho veste-se de nudez e má fé.
O que fica é desfaçatez de um malandro golpista que constrói um falso circo de condenações sem provas para prender inocentes. O objetivo é atender a sede de golpe de uma elite e de uma mídia acostumadas a manter esse povo cego, calado e escravizado.
Depois que o arbitrário, violento batedor em mulher, em velho e socador da poltrona da sala de seções do STF quando viu sua falsa tese condenatória cair aos cacos e cair a máscara começam a aparecer as pontas dos cabos que o ligam aos golpistas. Quem acompanha os noticiários televisivos, lê os jornalões e revistas mentirosas sabe que todos os meios mediáticos foram utilizados para pressionar os ministros e para impressionar a chamada opinião pública a constrangê-los a fazer sujeira, a sujeira comandada pelo fracassado Joaquim Barbosa.
Mas não foi somente através da mídia que a elite domesticadora e dominante agiu. Como diz o meu amigo jornalista Altamiro Borges, essa elite é competente e inteligente. Eu não acho isso, em todo o caso vamos lá.
Organizações como o escritório Borges e Strübing Müller Advogados, de Adriano José Borges Silva - ex-genro de Ayres Britto, que saiu direto do STF para outra organização golpista - dono de imensa mansão em Brasília, frequentada por Joaquim Barbosa para tratar de "investimentos" no exterior, sempre cuidadosamente sem a presença dos funcionários da mansão e sem testemunhas. Adriano publicou documento de teor claramente golpista contra o que classificou de caos político no País [1]. Adriano é um dos mentores do mistificador e golpista da justiça.
O senhor Ayres Britto, com aquela voz mansa e com fama de poeta, "depois de sair do STF virou presidente do Instituto Innovare, um dos braços políticos da Rede Globo e que até pouco tempo atrás (sic) dava prêmios em dinheiro para magistrados e promotores"[2]. Essa ligação já é bastante promíscua e indicativa de orientação de dicas políticas a Joaquim Barbosa e a Gilmar Mendes. É fácil entender que as armações para condenar Dirceu, Delúbio, Pizollato, Genóino e João Paulo Cunha visavam desmoralizar os que a direita entendia como elaboradores da vitória eleitoral da esquerda e do governo de Lula. A decisão de caluniar o grupo da cúpula do governo e de enganar o povo se esclarece cada vez mais.
O jornalista Paulo Nogueira[3] conta que a Innovare é claramente uma empresa da Globo. Sua função é fazer a mente da justiça em todo o País. Essa empresa paga altos valores a palestrantes. Quem ganha muito dinheiro em palestras são exatamente Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes. Este ministro é um dos mais suspeitos de ligações escusas desde que era advogado de Fernando Henrique Cardoso. O site de Nogueira mostra fotos desses ministros em encontros na Innovare juntamente com os donos da Globo.
Luiz Nassif identifica a conduta grosseira e o discurso de Joaquim Barbosa com o clima "de radicalização, de criminalização da política, do denuncismo desvairado que a oposição levantou a partir de 2006 e, especialmente, a partir da era José Serra.
Trouxeram de volta para a cena política o macartismo, abusaram da religiosidade, despertaram os piores demônios existentes no tecido social brasileiro, aqueles que demonizam as leis e propõem o linchamento, transformaram a disputa política em um vale-tudo.
Não valia denunciar aparelhamento da máquina, a política econômica, apontar erros na gestão pública, como em qualquer disputa política civilizada.
Repetiram nos mínimos detalhes a radicalização da política norte-americana, o movimento da mídia e do Partido Republicano dos Estados Unidos adotando o discurso virulento de ultra-direita do Tea Party."[4].
Não tenho dúvidas de que Joaquim Barbosa, vestido de imensa hipocrisia e cara de pau, era porta voz de organizações políticas das mais perversas da direita golpista e fascista brasileira. Tanto suas ligações reais quanto seu discurso e comportamento toscos, intenso em desrespeito e falta de civilidade, sinalizam o uso do Supremo Tribunal Federal como aparelho para a prática de golpes contra o País e a democracia.
Já escrevi aqui sobre a traição que esse homem representa para os negros e para os pobres. Carrega a tintura de nossa origem africana em uma mente colonial embranquecida e imperialista na realização dos interesses dos escravocratas. Quando empossado no cargo de presidente do STF apresentou sua mãe sofrida pelos tempos de trabalho duro de trabalhadora doméstica e mencionou seu pai pobre. Porém, Joaquim os desonra ao trair os pobres no acercamento dos ricos e poderosos com o objetivo de obter vantagens financeiras e de ver o mundo a partir da ideologia dominante. Vergonhoso e mau exemplo para o povo.
Joaquim Barbosa ao servir aos interesses mesquinhos dos poderosos, que odeiam o povo e a revolução libertária, encarna o espírito de porco e se torna chaga social malcheirosa, carente de ser extirpada de onde indignamente está.
Poxa, Joaquim Barbosa causa estragos na consciência informe e ingênua de nosso povo. Na tarde em que saiu o resultado que condenou à prisão os tais "mensaleiros" fui a uma farmácia comprar refis para minha bombinha contra a asma. Relaciono-me bem com o balconista. Mas o mal joaquiniano atingiu o rapaz que disse achar muito "bão" prender aqueles "ladrões". Esse é o serviço de Joaquim Barbosa ao levar os cegos sociais a cegueira rancorosa e odiosa, imersas em tremendas injustiças. Um aluno meu de um curso de pós-graduação ao se encontrar comigo me perguntou o que achei da prisão dos mensaleiros.
O grave de tudo é que as pessoas a cabresto da dominação que insensibiliza e bestifica se sentem alimentadas pelo desserviço da besta fera. Repentinamente as pessoas se mostram armadas e prontas para a guerra, sem a menor criticidade e questionamento sobre as forças que movem pessoas tão degradadas como Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes.
Penso que a verdade começa a mostrar sua face em meio a toda a borrasca. Nosso desafio é suspeitar sempre do que a mídia "anuncia" e de suas calúnias. O poderio da classe dominante se traduz sempre em tentar influenciar os que comandam os poderes. Desgraçadamente o Supremo Tribunal Federal está nas mãos da pior orientação, a mais injusta possível.
Sinto enorme tristeza com o fato Joaquim Barbosa. Ele é uma amargura estúpida e egoísta, uma completa frustração da justiça. Sua origem negra e pobre lhe deu a grandiosa oportunidade e raízes robustas para escolher o caminho mais justo a seguir. Poderia inspirar-se em Marthin Luther King e somar-se aos que vivem sob condições desumanas e oprimidas. Poderia orientar-se por Nelson Mandela e lutar pela defesa e libertação do povo negro e pobre de nosso País e do mundo, como o grande líder sul africano fez virando um santo canonizado por seus irmãos de luta. Poderia exemplificar-se em Mahatma Gandhi na luta contra a violência e a opressão imperialista. Teve a oportunidade de entender Zumbi e Tiradentes na luta contra as brutais causas da opressão que desumaniza.
Mas não, que pena, Joaquim Barbosa optou pelas ilusões dos traidores e oportunistas ladrões da justiça e do povo. Preferiu virar de costas para o povo em busca do falso prestígio, próprio dos traidores. Deve pagar esse custo!
Abraços críticos e fraternos na luta pela justiça e pela paz.
Dom Orvandil: bispo cabano, farrapo e republicano, em todas as situações.
Retirado do blog do autor: http://www.domomb.blogspot.com.br/2014/03/joaquim-barbosa-e-uma-chaga-social.html?m=1

quarta-feira, 5 de março de 2014

Quer o fim da "Ditadura Petista"? Quer liberdade de imprensa?



Ucrânia: laços indiscretos entre EUA e neo-nazistas


MAX BLUMENTHAL
Obcecada com vitória geopolítica na Europa Oriental, Washington envolveu-se com grupos que defendem “supremacia branca” e atacam comunistas, anarquistas e judeus
Por Max Blumenthal, no Alternet| Tradução Cauê Seignemartin Ameni
Quando os protestos na capital da Ucrânia chegaram a um desfecho, este fim-de-semana, as demonstrações de extremistas fascistas e neo-nazistas assumidos tornaram-se evidentes demais para serem ignoradas. Desde o início dos protestos, quando manifestantes lotaram a praça central para combater a polícia ucraniana e exigir a expulsão do corrupto presidente pró-russia Viktor Yanukovich, as ruas estavam cheias de pelotões de extrema-direita, prometendo defender a pureza étnica de seu país.
Bâners dos partidários da “supremacia branca” e bandeiras dos confederados norte-americanos [escravocratas] foram fixadas dentro da prefeitura de Kiev ocupada. Manifestantes içaram bandeiras da SS nazista e símbolos do poder branco sobre a estátua tombada de Lenin. Depois que Yanukovich fugiu do palácio estatal de helicóptero, os manifestantes destruíram a estátua dos ucranianos que morreram lutando contra a ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial. Saudações nazistas e o símbolo doWolfsangel tornaram-se cada vez mais comuns na praça Maiden. Forças neo-nazi estableceram “zonas autonômas” em torno de Kiev.
Um grupo anarquista chamado União Ucraniana Antifascista tentou juntar-se aos manifestantes de Maiden, mas encontrou dificuldades, com ameaças de violência das gangs neo-nazis itinerantes da praça. “Eles disseram que os anarquistas são gente como judeus, pretos e comunistas. E nem havia comunistas entre nós, foi um insulto”, ”, disse um integrante do grupo.
“Está cheio de nacionalistas aqui — incluindo nazistas”, continuou o antifascista. “Eles vieram de toda Ucrânia, e são cerca de 30% dos manifestantes.”
Um dos “três grandes” partidos políticos por detrás dos protestos é o ultra-nacionalista Svoboda, liderado por Oleh Tyahnybok, que clama pela “libertação” de seu país da “máfia judaico-moscovita”. Após a condenação, em 2010, de John Demjanjuk, um vigilante dos campos de extermínio que teria participado da morte de 30 mil pessoas no campo de extermínio nazista de Sobibor, Tyahnybok propôs à Alemanha  declará-lo um herói que “lutou pela verdade”. No parlamento ucraniano, onde o Svoboda detém inéditos 37 assentos, o vice de Tyahnybok, Yuiy Mykhalchyshyn, cita com frequência Joseph Hoebbels. Ele próprio fundou um thinktank originalmente chamado de Centro de Pesquisa Política Goebbels. Segundo Per Anders Rudling, acadêmico especialista em movimentos neofascista na Europa, o auto-intitulado “nacional socialista” Mykhalchyshyn é o principal elo entre a ala oficial do partido Svoboda e as milícias neonazistas, como o Right Sector.
Right Sector é um grupo nebuloso, que se auto-intitula “nacionalista autônomo”. Seus membros são identificados pelo jeito skinhead de trajar, estilo de vida ascético e fascínio pela violência nas ruas. Armado com escudos e porretes, o grupo ocupou as linhas de frente das batalhas nas manifestações deste mês, enchendo o ar com seu tradicional canto: “A Ucrânia, acima de tudo!”. Em um vídeo-propaganda recente [veja abaixo], o grupo prometeu lutar “contra a degeneração e o liberalismo totalitário, pela tradição moral nacional e os valores familiares.” Com o Svoboda ligado a uma constelação de partidos neofascistas internacionais por meio da Aliança dos Movimentos Nacionais Europeus, o Right Sector promete levar seu exército de jovens desiludidos a “uma grande Reconquista Europeia”.
do site do PCdoB

JB confessando seus pecados




segunda-feira, 3 de março de 2014

Porque doei 100 reais para a vaquinha do Zé Dirceu



Por Miguel Freitas, internauta

1) Porque mesmo que o Dirceu fosse um babaca, isso não permite que ele seja condenado sem provas.

2) Porque ele segue preso em regime fechado ILEGALMENTE mesmo tendo sido condenado ao regime semi-aberto.

3) Porque o Barbosa trocou ILEGALMENTE o juiz responsável pela execução penal do Dirceu por considerar que o antigo seria muito bonzinho (“Pelo menos na Constituição que eu tenho aqui em casa não diz que o presidente do Supremo pode trocar juiz, em qualquer momento, num canetaço” – presidente da Associação dos Magistrados do Brasil)

4) Porque todas as auditorias realizadas sobre as notas da Visanet demonstram que o dinheiro NÃO foi desviado e sim gasto em campanhas publicitárias. Dos R$ 74 milhões da Visanet, por exemplo, R$ 5 milhões foram para a Globo e outros tantos para promover um encontro de magistrados em Salvador, com participação do então presidente do STF.

5) Porque o Procurador Geral e o Barbosa ESCONDERAM o laudo 2828 da Polícia Federal que inocentava Pizzolato (ao mostrar quem realmente liberava o dinheiro da Visanet). O laudo 2828 era de conhecimento de Barbosa desde junho de 2007, porém só é anexado ao processo em novembro, ou seja: eles esperaram que os outros ministros votassem às cegas a aceitação da denúncia para só então anexar o laudo ao processo (ocultação de provas).

6) Porque o Procurador Geral MENTIU por escrito em sua denúncia ao dizer que o laudo 2828 da Polícia Federal confirmava que Pizzolato e Gushiken beneficiaram a empresa de Marcos Valério. Na verdade, o nome de Pizzolato não aparece nem uma única vez no laudo 2828, o que é facilmente verificável uma vez que ele está disponível na íntegra na internet.

7) Porque o Barbosa inacreditavelmente MENTIU para todos os outros ministros do STF ao dizer que o inquérito 2474 (também conhecido como “gavetão”) deveria permanecer em sigilo por não ter relação com os fatos investigados na AP470. Ele disse, com todas as palavras, que o 2474 não tratava do Banco Rural. Essa mentira está registrada em um vídeo de 2011 disponível no youtube.

8) Porque os presos foram enviados ILEGALMENTE para Brasília com o único objetivo de produzir um show midiático, uma vez que a legislação determina que a pena seja cumprida próxima ao domicílio do condenado.

9) Porque eu me junto a alguns dos maiores juristas brasileiros como o Celso Bandeira de Melo, que doou para a vaquinha do Genoíno e denunciou uma série de irregularidades do processo, ou Ives Gandra Martins, um anti-petista histórico que reconheceu que o Dirceu foi condenado sem provas.

10) Porque é inaceitável que, depois de todas as provas virem a público, um ministro do STF como o Gilmar Dantas ainda tenha a cara-de-pau de passar recibo por escrito de uma mentira (“o mensalão desviou mais de R$ 100 milhões”), e ainda por cima acusar os doadores de estarem lavando dinheiro.

11) Porque a doação é uma forma de protesto legítima contra todas essas arbitrariedades.

12) E finalmente, porque o dinheiro é MEU, recebido pelo meu trabalho assalariado, com imposto de renda devidamente descontado na fonte. Não vai ser um ministro do STF que comprou apartamento de 1 milhão em Miami declarando apenas 10 dólares para não pagar imposto (Barbosa), ou mesmo outro ministro que é dono de um instituto com inúmeros contratos sem licitação com o governo (Gilmar), contratos estes questionados pelo TCU, que terão moral alguma para reclamar da minha doação.

abraços,
Miguel Freitas

Fonte: Blog O Cafezinho

sábado, 1 de março de 2014

Racionamento de água é resultado da privatização da Sabesp




O problema não é a falta de chuvas, mas o governo do PSDB ter entregado quase metade das ações da Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo (Sabesp) para os capitalistas. O resultado: falta de investimento e sucateamento do setor



 Tem faltado água em algumas regiões de São Paulo
São Paulo sofre com o verão mais seco desde 1984 e o resultado disso pode ser visto no volume das represas que abastecem a Grande São Paulo, uma aglomeração urbana de mais de 20 milhões de pessoas. No dia 26 de fevereiro (quarta-feira), por exemplo, o Sistema Cantareira estava com apenas 16,8% de sua capacidade, a mais baixa da história. Ele é o responsável pelo abastecimento de 45% da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), ou seja, de pouco mais de nove milhões de habitantes.   

Em algumas regiões já existe um racionamento, ainda que este não seja declarado. É o caso da cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo. O volume de águas repassado pela Sabesp ao município foi reduzido em 33% nas últimas três semanas. Ao invés de entregar 300 litros de água por segundo, a Sabesp está repassando 200 litros. O resultado tem sido o corte do fornecimento para 210 mil pessoas que moram nos bairros do Bonsucesso, Ponte Alta, Carmela, Bambi, Presidente Dutra e Inoocop.
O drama que pode atingir boa parte da população do estado, no entanto, não pode ser atribuído apenas a falta de chuvas. Neste caso, a provável falta d’água se assemelha ao racionamento de energia elétrica que afetou todo o País em 2001. Não por acaso, tanto o Brasil naquela época como o estado de São Paulo atualmente têm em comum a administração do PSDB. Em 2001, o racionamento foi provocado sobretudo pela falta de investimento no setor, que anos antes havia sido privatizado.
O mesmo ocorre com a Sabesp. O sucateamento da empresa, que tem quase metade de seu capital dominado por empresas privadas, pode ser visto no desperdício que a falta de investimento e manutenção causam. Hoje, a empresa perde 7 m³ por segundo de água potável no sistema de distribuição.
Além disso, estudos mostram que o sistema está à beira de um colapso. Segundo especialistas, em 2035 o consumo na RMSP pode chegar a 283 mil litros de água por segundo. Atualmente, o Sistema Cantareira é capaz de fornecer apenas 36 mil litros neste período.
Neste sentido, o racionamento mostra como as administrações do PSDB foram extremamente perniciosas ao estado de São Paulo. Agora, a população pode ficar privada até mesmo de um recurso vital como a água para que um pequeno grupo de capitalistas lucrar à custa da venda da Sabesp. 


do sítio do PCO

http://www.pco.org.br/nacional/racionamento-de-agua-e-resultado-da-privatizacao-da-sabesp-/aejz,o.html


Comunicado comum dos Partidos Comunistas e Operários sobre os últimos acontecimentos na Ucrânia



Ucrânia - PCB - Comunicado Comum dos Partidos Comunistas e Operários sobre os últimos acontecimentos na Ucrânia (proposto pelo KKE e DKP).

Comunicado sobre os acontecimentos reacionários na Ucrânia

Os recentes acontecimentos dramáticos na Ucrânia não constituem "uma vitória da democracia", dos supostos "revolucionários" segundo descrevem os meios de comunicação dos EUA e da União Europeia, mas um perigoso desenvolvimento, sobretudo para o próprio povo da Ucrânia.
Na "superfície" política surgiram, com a ajuda da União Europeia e dos EUA, forças políticas reacionárias, descendentes ideológicos dos nazistas que, além de destruir os escritórios de seus oponentes, estão organizando perseguições políticas e proibições de partidos, sobretudo contra os comunistas, inclusive com leis racistas a custa da população de língua russa, como as que existem nos últimos vinte anos nos países do Báltico europeu, com o apoio político aberto da União Europeia.
Os partidos comunistas e europeus que assinam este Comunicado Comum:
Expressamos nosso apoio e solidariedade com os comunistas da Ucrânia, em primeiro lugar com os que, em muitos casos, saíram às ruas para defender os monumentos soviéticos e antifascistas, que estavam "na mira" da "limpeza" ideológica da história empreendida pelos grupos armados nacionalistas-fascistas.
Condenamos os EUA e a União Europeia por envolverem-se abertamente nos assuntos internos da Ucrânia, pelo apoio direto que ofereceram e continuam oferecendo aos grupos fascistas armados, apoiando um revanchismo histórico, em detrimento do resultado da II Guerra Mundial, convertendo o anticomunismo em sua política oficial, assim como embelezando os grupos fascistas, sua ideologia e atividade criminosa, promovendo a divisão do povo da Ucrânia, com perseguições planificadas a custa da população de língua russa da Ucrânia.
Cabe assinalar o quão perigosas são as posições das forças oportunistas, que difundem ilusões de que pode existir outra "União Europeia melhor", "outro acordo melhor de associação da União Europeia com a Ucrânia". A União Europeia, assim como cada união capitalista interestatal, é uma aliança depredadora que possui um caráter profundamente reacionário, que não pode ser favorável ao povo, que atua e continua atuando contra os direitos trabalhistas e populares dos povos.
Destacamos que os acontecimentos na Ucrânia estão relacionados com a intervenção da União Europeia e dos EUA, resultam do antagonismo duro destas potências com a Rússia, sobre o controle dos mercados, das matérias primas e a rede de transporte do país. Porém, o povo da Ucrânia e todos os demais povos da Europa não servem seus interesses ao se colocarem ao lado de um ou outro imperialista, de uma ou outra aliança depredadora.
A classe operária e os setores populares da Ucrânia têm interesse em impedir sua "armadilha" em dilemas nacionalistas, de divisão, baseado nas particularidades étnicas, linguísticas e religiosas e promover seus interesses classistas comuns, traçar seu próprio caminho de luta de classes, por seus direitos e pelo socialismo. O socialismo continua sendo mais atual e necessário que nunca. Esta é a perspectiva contra qualquer união capitalista interestatal para que abra o caminho para uma economia e uma sociedade que não funcione com base na rentabilidade, mas baseado nas necessidades dos trabalhadores
.
Partido Comunista Alemão (DKP).

Partido Comunista da Grécia (KKE).

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB).

por Dário Liberdade

http://www.diarioliberdade.org/mundo/direitos-nacionais-e-imperialismo/46466-comunicado-comum-dos-partidos-comunistas-e-oper%C3%A1rios-sobre-os-%C3%BAltimos-acontecimentos-na-ucr%C3%A2nia.html#.UxCRfEepTOo.facebook