terça-feira, 26 de outubro de 2010

Respeito à memória de quem?


(corredor do DOPS, o açougue humano)


Tenho, em minhas conversas, virtuais e pessoais, notado pessoas lamentando a morte do agora ex-senador Romeu Tuma. Lembremos aos "distraídos" -  nos anos de chumbo, junto do famigerado Delegado Sérgio "Al Capone" Paranhos Fleury (sobrenome de linhagem conhecida em matéria de sangue), foi responsável por transformar o DOPS numa verdadeira máquina de moer carne. Tuma estava no DOPS desde 1954.
Torna-se seu diretor em 1977 e, em 1983, além de documentos importantes e reveladores (que podem ter ido hoje para o caixão junto do corpo do "xerife"), leva à Polícia Federal, de que se tornaria delegado, figuras "competentes" como o torturador Aparecido Laertes Calandra, e o delegado Davi Araújo dos Santos, ambos, personagens famosos e notórios por seus serviços prestados à dor e à morte.
E não só de burocracia vivia o ex-senador! Gostava mesmo era de "colocar a mão na massa". E disso, entenda-se fazer, pessoalmente, o serviço do choque no canal vaginal/uretral, do pau-de-arara, arrancar unhas, etc.
Uns desejam que sua alma vá em paz. Outros, que ele era "o menos linha dura" da época. Tem gente que até diz que ele era "um grande cara"!!! 
Parece que tem mais pessoas chorando a "alma" de Tuma do que gente lembrando que no dia de ontem, há 35 anos, morria o jornalista Wladmir Herzog, vítima dessa mesma turminha do "bem", brutalmente esganado em 1975 no DOI-CODI, aparelho irmão do DOPS.
Também parece que alguns Dilmistas não se lembram que sua candidata esteve do outro lado.
Dilma apanhou de gente como Tuma, senão dele, em pessoa!!!
Tuma muito provavelmente morreu dopado, assitido, sem dor!!!
Contrariamente, é óbvio, dos que em suas mãos pereceram barbaramente!!!
Que se respeitem as religiões, mas que respeitem meu ceticismo. Apenas acredito que há diferentes modos de se morrer. Sinto pelas famílias dos jugados.
Este blogueiro iniciante não dá a outra face.
Não sente por morte de torturador. 
Apenas parece respirar um ar menos poluído.


por Mastrandea

5 comentários:

  1. Olha que ironia, além de ter participado ferrenhamente do regime de excessão, Romeu Tuma colou em sua propaganda eleitoral uma situação relatada pela LULA, onde ela diz que Tuma chegou com um dentista na madrugada para tratar um dente com cárie, é mole? É lamentável que gente como ele não tenha morrido antes (ante de torturar centenas de pessoas).
    Eu lamento a morte dele, como lamentei a do ACM (conhecido na Bahia como Toninho malvadeza), lamento ter ido tão tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2:04 PM BRT

      Temos que lamentar que o CANCER ainda não tenha levado desgraçados como Dolma, Lula e outros idiotas que escrevem asneiras como tu. Mas não te preocupa o teu carcinomazinho esta reservado, desgraçado.

      Excluir
  2. Sintetizando todo mundo quando morre "fica bonzinho"...

    Quando soube da morte de Tuma, estava com um grupo de militantes falando exatamente do quão suja está essa política, o quanto tem nos enojado a capacidade de mentir dessa 'raça'! E o que faríamos pra irmos contra várias mentiras que tem se propagado nas caixinhas de correio da nossa região. Quando ouvi, "Tuma morreu" retruquei imediatamente (sem me preocupar com eufemismo algum): "menos um pra gente desmentir"! Caíram na risada...

    Acredito no arrependimento e no perdão enquanto cristã, mas daí a lamentar essa morte, não dá! Não essa! Estaria sendo desumana demais com tantos torturados do passado!

    A Pena que sinto é quanto aos arquivos da ditadura que não foram abertos pra que pudéssemos punir as pessoas que torturaram ou facilitaram a tortura em tempo...

    Dessa vez os meus sentimentos vão para os familiares mortos na época da ditadura militar!

    ResponderExcluir
  3. "familiares dos mortos", reitero.

    ResponderExcluir