terça-feira, 5 de março de 2013

Adeus, comandante. Bem-vindo, mito!








A demonização de Chávez, por Eduardo Galeano


Hugo Chávez é um demônio. Por quê? Porque alfabetizou 2 milhões de venezuelanos que não sabiam ler nem escrever, embora vivessem em um país que tem a riqueza natural mais importante do mundo, que é o petróleo.



Eu morei nesse país alguns anos e conheci muito bem o que era. Era chamada de “Venezuela Saudita” pelo petróleo. Tinham dois milhões de crianças que não podiam ir à escola porque não tinham documentos. E ai chega um governo, esse governo diabólico, demoníaco, que faz coisas elementares, como dizer “As crianças devem ser aceitas nas escolas com ou sem documentos”. Ai caiu o mundo: isso era uma prova de que Chávez é um malvado malvadíssimo.




Já que tem essa riqueza, e graças a que por conta da guerra do Iraque o petróleo é cotizado muito alto, ele quer se aproveitar disso com fins solidários. Quer ajudar os países sul-americanos, principalmente Cuba. Cuba manda médicos, ele paga com petróleo. Mas esses médicos também foram fontes de escândalos. Estão dizendo que os médicos venezuelanos estavam furiosos com a presença desses intrusos que trabalham em bairros pobres.




Na época em que morei lá como correspondente da Prensa Latina, nunca vi um médico. Agora há médicos. A presença de médicos cubanos é outra evidência de que Chávez está de visita na terra, pois pertence ao inferno. Então, quando se leem as noticias, deve-se traduzir tudo. O demonismo tem essa origem, para justificar a maquina diabólica da morte.



por Mastrandea

Nenhum comentário:

Postar um comentário