sábado, 1 de março de 2014

Comunicado comum dos Partidos Comunistas e Operários sobre os últimos acontecimentos na Ucrânia



Ucrânia - PCB - Comunicado Comum dos Partidos Comunistas e Operários sobre os últimos acontecimentos na Ucrânia (proposto pelo KKE e DKP).

Comunicado sobre os acontecimentos reacionários na Ucrânia

Os recentes acontecimentos dramáticos na Ucrânia não constituem "uma vitória da democracia", dos supostos "revolucionários" segundo descrevem os meios de comunicação dos EUA e da União Europeia, mas um perigoso desenvolvimento, sobretudo para o próprio povo da Ucrânia.
Na "superfície" política surgiram, com a ajuda da União Europeia e dos EUA, forças políticas reacionárias, descendentes ideológicos dos nazistas que, além de destruir os escritórios de seus oponentes, estão organizando perseguições políticas e proibições de partidos, sobretudo contra os comunistas, inclusive com leis racistas a custa da população de língua russa, como as que existem nos últimos vinte anos nos países do Báltico europeu, com o apoio político aberto da União Europeia.
Os partidos comunistas e europeus que assinam este Comunicado Comum:
Expressamos nosso apoio e solidariedade com os comunistas da Ucrânia, em primeiro lugar com os que, em muitos casos, saíram às ruas para defender os monumentos soviéticos e antifascistas, que estavam "na mira" da "limpeza" ideológica da história empreendida pelos grupos armados nacionalistas-fascistas.
Condenamos os EUA e a União Europeia por envolverem-se abertamente nos assuntos internos da Ucrânia, pelo apoio direto que ofereceram e continuam oferecendo aos grupos fascistas armados, apoiando um revanchismo histórico, em detrimento do resultado da II Guerra Mundial, convertendo o anticomunismo em sua política oficial, assim como embelezando os grupos fascistas, sua ideologia e atividade criminosa, promovendo a divisão do povo da Ucrânia, com perseguições planificadas a custa da população de língua russa da Ucrânia.
Cabe assinalar o quão perigosas são as posições das forças oportunistas, que difundem ilusões de que pode existir outra "União Europeia melhor", "outro acordo melhor de associação da União Europeia com a Ucrânia". A União Europeia, assim como cada união capitalista interestatal, é uma aliança depredadora que possui um caráter profundamente reacionário, que não pode ser favorável ao povo, que atua e continua atuando contra os direitos trabalhistas e populares dos povos.
Destacamos que os acontecimentos na Ucrânia estão relacionados com a intervenção da União Europeia e dos EUA, resultam do antagonismo duro destas potências com a Rússia, sobre o controle dos mercados, das matérias primas e a rede de transporte do país. Porém, o povo da Ucrânia e todos os demais povos da Europa não servem seus interesses ao se colocarem ao lado de um ou outro imperialista, de uma ou outra aliança depredadora.
A classe operária e os setores populares da Ucrânia têm interesse em impedir sua "armadilha" em dilemas nacionalistas, de divisão, baseado nas particularidades étnicas, linguísticas e religiosas e promover seus interesses classistas comuns, traçar seu próprio caminho de luta de classes, por seus direitos e pelo socialismo. O socialismo continua sendo mais atual e necessário que nunca. Esta é a perspectiva contra qualquer união capitalista interestatal para que abra o caminho para uma economia e uma sociedade que não funcione com base na rentabilidade, mas baseado nas necessidades dos trabalhadores
.
Partido Comunista Alemão (DKP).

Partido Comunista da Grécia (KKE).

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB).

por Dário Liberdade

http://www.diarioliberdade.org/mundo/direitos-nacionais-e-imperialismo/46466-comunicado-comum-dos-partidos-comunistas-e-oper%C3%A1rios-sobre-os-%C3%BAltimos-acontecimentos-na-ucr%C3%A2nia.html#.UxCRfEepTOo.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário