quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Análise do Discurso: Janaína Conceição Pereira

(A Themis brasileira tudo vê!)


Em defesa da estudante Mayara


É o fim dos tempos! Uma professora resolveu descriminalizar o crime de Mayara. Com um texto de retórica pobre e óbvia, no portal da "insuspeita" UOL, veio a público defender a nazi-mirim. E não pára por aí. Exculpa a ex-estagiária utilizando, como argumento, o óbvio entre as "pessoas de bem": Culpar Lula!Diante da impossibilidade de calar-me diante de tal desvario escrito, resolvi "fichar" o texto da tal professora de Direito (!).
Vamos, item a item, desconstruir esse discursinho batido, de retórica fraca e falaciosa. Realmente, a Verdade está em maus lençóis!

"Sou neta de nordestinos, que vieram para São Paulo e trabalharam muito para que, hoje, eu e outros familiares da mesma geração sejamos profissionais felizes com sua vida neste grande Estado brasileiro."
. No título do texto, a advogada usa o adjetivo "estudante" para tirar a carga criminosa do ato de Mayara. Mas, sabemos que  ser estudante não impede a aspirante a advogada de fazer cagadas. Isso não lhe dá imunidade ou lhe tira a culpa. A defensora usa, com oportunismo barato e ralo, o fato de ser neta de nordestinos para poder ter um crédito em seu texto, para dar um ar de que é igual. Mas não percebe, a incauta, que isso é um contra-senso, pois à frente, defende que "somos todos um só", portanto, poderia ter ocultado essa parte, se não quisesse ser prolixa.

"Igualmente triste a rejeição sofrida pelo candidato da oposição à Presidência da República, muito em função de ele ser paulista. Todos ouvimos manifestações no sentido de que, tivesse sido Aécio Neves o candidato, Dilma teria tido mais trabalho para se eleger."
. Aqui, confessa ser eleitora do PSDB/Serra, e revela aos sete ventos toda sua dor. Mas, Serra não foi rejeitado por ser paulista. Foi rejeitado porque é mau político. Desagregador, egoísta, burro e sem carisma. Chorou por tomar uma bolota de papel no coco, o que foi até por seus eleitores percebido como farsa. Foi rejeitado porque os programas sociais do governo federal atingiram fortemente a região Nordeste sobretudo (é sempre bom lembrar que Serra perdeu também em São Paulo), historicamente esquecida e renegada pelas elites políticas brasileiras, além do carisma de Lula e sua aprovação, recorde histórico (84%). Sobre ser Aécio o adversário dificultar a vida do PT, a advogada parece ter desejado tal escolha do seu partido do coração. Entretanto, além de uma decisão isolada e egocêntrica de Serra, que rachou o Partido, essa condição não é uma verdade, pelo que já disse acima. O país é outro sob Lula. Não fosse a mídia, e sua ira, mais os crimes eleitorais, não haveria onda-verde, nem segundo turno, e Serra teria, no máximo, 20 e poucos por cento de votos.

"Independentemente da tristeza que as manifestações ofensivas suscitam, e mais do que tentar verificar se a frase da jovem se "enquadraria" em qualquer crime, parece ser urgente denunciar que Mayara é um resultado da política separatista há anos incentivada pelo governo federal."
. Ela ainda precisa "tentar verificar" se Mayara cometeu um crime! Professora de Direito Penal! (Ser da São Francisco de hoje lhe dá a justificativa para ser uma reacionária). Escuto xenofobia contra nordestinos desde que me conheço por gente, e não me venham com discursinho.
Muita gente aqui tem o insuportável costume de colocar a culpa nos outros.
O paulista não consegue enxergar que a culpa por seu estado estar um lixo é de quem os governa.
O PSDB instalou-se aqui há duas décadas. Já é uma monarquia! Agora, Lula fomentou isso? Onde ela viu? Agora essa senhora vem colocar a culpa por uma atitude ridícula, de quem não conhece a história do próprio país, em Lula? Onde está o argumento dela?
Por que será que não há citação de fala do presidente no texto? Porque isso é uma mentira.

"É o nosso presidente quem faz questão de separar o Brasil em Norte e Sul. É ele quem faz questão de cindir o povo brasileiro em pobres e ricos. Infelizmente, é o líder máximo da nação que continua utilizando o factoide elite, devendo-se destacar que faz parte da estigmatizada elite apenas quem está contra o governo.
Ultrapassado o processo eleitoral, que, infelizmente, aceitou todo tipo de promessas, muitas das quais, pelo que já se anuncia, não serão cumpridas, é hora de chamar o Brasil para uma reflexão.
Talvez o caso Mayara seja o catalisador para tanto(...)Por mais popular que seja um líder político, não é possível permitir que essa união, que a União, seja maculada sob o pretexto de se criarem falsos inimigos, falsas elites, pretensos descontentes com as benesses conferidas aos pobres e aos necessitados."
. Lula foi quem justamente começou a mudar esse quadro por ela desenhado, brigando em meio a uma politica de egoístas e latifundiários. O Brasil sempre foi dividido entre pobres e ricos. Esse governo foi o único na história a ter essas diferenças como foco a ser combatido. 
"Elite" não é factóide! Elite existe, escravizou, escraviza, e quer continuar escravizando. Sempre quis o país assim, dividido. Vimos agora, nas eleições. As pessoas se revelaram totalmente.
Existe uma Elite e as classes média que não quer se misturar! A pessoa aqui "defendida" somente cagou uma ideologia separatista que o senso-comum alimentou por décadas -  o problema de segregação, especialmente sócio-econômica, existente no país. O Sul sempre se achou melhor que o Norte. 
Ou a Janaína queria que o presidente maquiasse os problemas, como fez seu antecessor, que engavetou TUDO, inclusive a compra de votos (mensalão) para a sua reeleição? Não há pretensos descontentes com a distribuição de renda. Há reais descontentes. Mayara carimbou essa máxima fascistóide em seu micro-blog.

"Apesar das dimensões continentais, falamos a mesma língua."
. Descobriu a pólvora!

"São Paulo, é fato, é fonte de grande parte dos benefícios distribuídos no restante do país."
. Isso era há muitas décadas atrás. Hoje, é mais um mito burguês. Hoje não é mais assim. São Paulo está quebrado. Todas suas estatais foram vendidas a preço de banana pelos tucanos. 
Janaína ignora que o terceiro estado que mais recebe recursos do Bolsa-Família é São Paulo. Sim. Como disse Dilma, "Quem cuida de pobre em SP, é o governo federal. O Bolsa-Família só não atinge mais famílias porque o PSDB não cadastra".
A advogada não só se engana, como ELA, agora, sim, ajuda a fomentar esse ódio.
Paulista reclama porque pensa que divide com pobre. Mas não hesita em dividir com ricos, como é o caso de donos de concessionárias que ganharam de presente as rodovias do estado.

"Tal desunião finda por fomentar o populismo, tão deletério às instituições no país."
. Aqui, além de uma frase de prolixidade imensa, é um contra-senso, já que, acima, a doutora classificou Lula de 'popular', o que é diferente de 'populista'. O populista fica com a bunda na cadeira carimbando e assinando privataria, mandando dizer que é bom. Lula sempre esteve junto de suas bases, sempre junto do povo, que é de onde veio.

"Não há que se falar em governo para pobres ou para ricos".
. Quem fala nisso é ela. Lula governou para todos.

"Quanto a Mayara, entendo que errou, mas não parece justo que seja demonizada como paulista racista, quando o mote dado na campanha eleitoral foi justamente o da oposição entre as regiões.
Se não dermos um basta a esse estratagema para manutenção no poder, várias Mayaras surgirão, em São Paulo, em Pernambuco, por todo o Brasil, e corremos o risco de perder o que temos de mais característico, a tolerância. Em nome de meu saudoso avô pernambucano, peço aos brasileiros que se mantenham unidos e fortes!"
. Mayara não é demonizada como paulista racista. Ela É uma paulista racista. Falar em não se generalizar, eu concordo, como paulista, nascido na capital, que sou. O mote da campanha foi a oposição entre regiões, ou como quer classificar o paulista, entre "essa gente" e "nós"?
Pode ser, mas, inventada, fomentada e aperfeiçoada pela direita, pelo candidato derrotado e gente como Índio da Costa, Herr Jorge "Essa Raça" Bornhausen, pelo PIG, todos sob a supervisão límpida da Justiça. Não é, Gilmar Mendes?
Isso não foi estratagema nenhum. A ESTRATÉGIA do governo foi a de diminuir a pobreza e reduzir diferenças. 
Seu avô pernambucano deve estar gritando dentro do caixão, isso sim é "fato". 
Surgirão mais Mayaras enquanto pessoas insistirem em vir defender esse tipo de atitude em jornalões e portais "insuspeitos", como faz a caríssima advogada. Defender Mayara é assinar em cartório a concordância com suas ideias. Isso sim, é fomentar o ódio. Como professora de Direito Penal, haveria a senhora advogada de vir a público repudiar veementemente a atitude de sua futura(?) colega, e não, como faz a classe média, CULPAR O LULA!
Enfim. Para não surgir mais Mayaras, é preciso, além de outras coisas, que não surjam mais Janaínas.

por Mastrandea

2 comentários:

  1. Tatiana Estanislau11:59 PM BRST

    Marcus, parabéns... teu texto devia estar no mesmo espaço daquele jornaleco maldito como direito de resposta, pra ver se essa galera aprende a ler!

    Imagina só o que está por vir agora que o jornaleco conseguiu que o Superior Tribunal Militar libere os arquivos da ditadura! Imagina a nojeira!

    ResponderExcluir
  2. Grande texto. Um tapa na cara desses insensatos!!!!
    Um grande abraç0.

    ResponderExcluir