sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Revolta ou obediência?


(imagem:reprodução)



Como militante de esquerda, sou totalmente a favor de protestos legítmos e pacíficos (quando é possível, em SP especialmente), manifestações e barulho, vindo de qualquer grupo ou indivíduo. Eu mesmo, em 2000, joguei muito coco na polícia militar, e casca de mexeirica em Covas, quando da greve do referido ano (essa, uma greve não-pacífica, em virtude, é claro, da política de diálogo entre professores e cassetetes promovida pelo PSDB/Covas), época em que lecionava pela Rede Pública. Fiz isso porque me senti muito mal por ter votado nesse traidor escroque, com medo de Paulo Maluf, o rei dos escroques. Nunca fiz parte de nada contra FHC. Não o coloquei no poder.
Hoje, ao ver o protesto (legítimo) dos estudantes em frente ao Ministério da Educação contra as falhas do ENEM,  não pude deixar de recordar o que foi o protesto dos chamados "caras-pintadas", igualmente legítimo.
É sabido que essas manifestações contra Collor foram "organizadas" pela Globo. Até o então presidente da UNE, Lindberg Farias, em sua declaração, "A Rede Globo estava passando a minissérie 'Anos Rebeldes', que falava sobre o papel dos estudantes contra a Ditadura. Em nossa primeira passeata, a gente colou um cartaz que dizia 'Anos Rebeldes, Próximo Capítulo'", parece confessar que esse ato assumia caráter de obediência de uma juventude a um meio de comunicação.
O ENEM é uma revolução, tanto no seu aspecto inclusivo, como no didático. Os vestibulares descentralizados, feitos por cada universidade, são prejudiciais à educação, pois o ensino médio e o fundamental são ministrados com direcionamento de conteúdo às provas, e não à formação e conhecimento de mundo.
Interesses de grupos educacionais, como as próprias universidades, que ganham um bom dinheiro com as matrículas, os professores que produzem questões fechadas e abertas, e os cursos preparatórios para o vestibular, foram colocados de lado, elitizados, o que desperta ações contrárias ao exame, por parte do PIG/DEM/PSDB.
Já disse. Não sou contra manifestações, e acredito que os estudantes têm razão, mesmo nesse caso.
Mas o fato concreto é que estão fazendo exatamente o que os tucanos e a mídia queriam, sendo figurantes da propaganda anti-Lula. Eles não querem ver gente pobre estudando. Eles são da velha política carcomida. Da política para os políticos, e o povo que se lasque!
São da massa cheirosa...já disse.
Querem melar o ENEM, de qualquer jeito.
E se não houvesse tanta "mobilização" por parte da mídia, os estudantes teriam a iniciativa de organizar uma passeata assim?
Isso é o que é aqui questionado. 
Os estudantes estão mais organizados? Acho que não! Que se façam mais protestos, que se manifestem mais. Mas, conheçam os seus reais inimigos, para não correr o risco de dar um tiro no próprio pé.
Poderiam ter feito uma passeata em louvor a quem criou esse tipo de exame de ingresso ao ensino superior no país.
Não fizeram. Por que?
A resposta é simples:
Porque a Globo não mandou!





por Mastrandea

Um comentário:

  1. As manifestações são muito bem vindas... pena que quem não podia também já descobriu isso. Manipulam sordidamente e, para os estudantes que se manifestaram vê-se que vontade não falta, mas esse vamos lá, vamos contra, tá mais fácil, tá na mão. Não é preciso pensar muito. Os dois ventrílocos anunciaram então tá certo. é isso!

    Tem de ter uma outra organização! E onde está?
    "Eu me organizando posso desorganizar".

    ResponderExcluir