segunda-feira, 2 de setembro de 2013

AVISO AOS BONS MÉDICOS: SEUS REPRESENTANTES ESTÃO DESTRUINDO A PROFISSÃO



Eu conheço grandes médicos.

Um deles, especialista em dermatologia, mas com longo aprendizado em emergências, inclusive de hospitais americanos, tornou-se para mim um médico de família e já há 20 anos eu não faço nada com a minha saúde antes de ouví-lo. Nunca vi um médico tão eficiente e rápido em diagnóstico e, ao mesmo tempo, tão humano no atendimento. É meu amigo no Facebook e posso me orgulhar de dizer que somos também amigos pessoais.
Também tenho um cardiologista competentíssimo, um especialista em cateterismo que, posso dizer, sem exagero, salvou minha vida, um clinico geral em quem confio plenamente, e minha filha é atendida pelo melhor e mais atencioso pediatra que já conheci. Dou os nomes de todos eles, pela ordem, e com justiça: Fábio Cuaibano, Marcelo Melo, Leonardo Duarte, Jorge Spitz e Luis Felipe Mader.

Também já conheci péssimos médicos.

E os defino assim menos por falta de habilidade técnica do que por carência de humanidade e solidariedade com o paciente. Menos por formação superficial do que por escassez de atributos de cordialidade e respeito pelo doente. Menos por falta de experiência do que pela pressa com que tentaram me empurrar tratamentos caros que, descobri depois, eram desnecessários.

Não quero a opinião de nenhum deles sobre esta foto. Também não peço que digam o que pensam do comportamento de seus representantes classistas. Não seria justo. Eles nunca me perguntaram o que eu acho do nível do nosso jornalismo e, se o fizessem, eu diria que, naquele momento, não saberia calcular se o número de canalhas superava ou não o número de profissionais corretos. Torcia pelo menos por um empate técnico.

O que os bons médicos que conheço certamente sabem, porque são pessoas inteligentes, é que o comportamento atual de seus colegas de corporação pode causar estragos prolongados, talvez irreparáveis, à imagem de uma linda profissão.

Por MARIO MARONA


Um comentário:

  1. Anônimo12:41 PM BRT

    Parafraseando o proprietário deste blog "o ódio de classes está instalado fortemente".

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/luizfelipeponde/2013/09/1335414-o-fascismo-do-pt-contra-os-medicos.shtml

    O PT está usando uma tática de difamação contra os médicos brasileiros igual à usada pelos nazistas contra os judeus: colando neles a imagem de interesseiros e insensíveis ao sofrimento do povo e, com isso, fazendo com que as pessoas acreditem que a reação dos médicos brasileiros é fruto de reserva de mercado. Os médicos brasileiros viraram os "judeus do PT".

    Uma pergunta que não quer calar é por que justamente agora o governo "descobriu" que existem áreas do Brasil que precisam de médicos? Seria porque o governo quer aproveitar a instabilidade das manifestações para criar um bode expiatório? Pura retórica fascista e comunista.

    E por que os médicos brasileiros "não querem ir"?

    A resposta é outra pergunta: por que o governo do PT não investiu numa medicina no interior do país com sustentação técnica e de pessoal necessária, à semelhança do investimento no poder jurídico (mais barato)?

    O PT não está nem aí para quem morre de dor de barriga, só quer ganhar eleição. E, para isso, quer "contrapor" os bons cidadãos médicos comunistas (como a gente do PT) que não querem dinheiro (risadas?) aos médicos brasileiros playboys. Difamação descarada de uma classe inteira.

    A população já é desinformada sobre a vida dos médicos, achando que são todos uns milionários, quando a maioria esmagadora trabalha sob forte pressão e desvalorização salarial. A ideia de que médicos ganham muito é uma mentira. A formação é cara, longa, competitiva, incerta, violenta, difícil, estressante, e a oferta de emprego decente está aquém do investimento na formação.

    Ganha-se menos do que a profissão exige em termos de responsabilidade prática e do desgaste que a formação implica, para não falar do desgaste do cotidiano. Os médicos são obrigados a ter vários empregos e a trabalhar correndo para poder pagar suas contas e as das suas famílias.

    Trabalha-se muito, sob o olhar duro da população. As pessoas pensam que os médicos são os culpados de a saúde ser um lixo.

    Assim como os judeus foram o bode expiatório dos nazistas, os médicos brasileiros estão sendo oferecidos como causa do sofrimento da população. Um escândalo.

    ResponderExcluir